Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49898

Compartilhe esta página

Título: Ensaios clínicos avaliando os efeitos crônicos da liberação miofascial na flexibilidade: uma revisão sistemática
Autor(es): SILVA FILHO, Romildo Jerônimo da
Palavras-chave: liberação facial; flexibilidade; exercício físico
Data do documento: 17-Abr-2023
Citação: SILVA FILHO, Romildo Jerônimo da. Ensaios clínicos avaliando os efeitos crônicos da liberação miofascial na flexibilidade: uma revisão sistemática. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física-Bacharelado, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo verificar, através de uma revisão sistemática, o efeito crônico da mobilização fascial na flexibilidade. Métodos: trata-se de uma revisão sistemática realizada no período de 5 anos 2018 à 2023, nas bases de dados eletrônicas Pubmed (National Library of Medicine National Institutes of Health), Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Scopus utilizando os seguintes descritores, na língua portuguesa e inglesa: “miofascial”, “fáscia”, “fáscia”, “fascial", “músculo esquelético”, “flexibilidade”, “mobilidade”, “amplitude articular”, “exercício”, “Exercício Físico”, “Atividade Motora”, “amplitude de movimento”, “mobilização”. A ferramenta TESTEX foi utilizada para avaliar a qualidade metodológica dos estudos. Foram identificados 05 (cinco) artigos, que atendiam os critérios de inclusão. Foram incluídos artigos que relacionavam o tratamento de liberação miofascial com a flexibilidade comparando os efeitos agudos e crônicos da liberação miofascial. Através da interpretação dos dados obtidos nos estudos selecionados, foi encontrado poucos artigos que comparam os benefícios da liberação miofascial e flexibilidade. Considerações finais: A Liberação Miofascial associado ao exercício físico está totalmente associado a ganhos a curto prazo de flexibilidade e ganhos de amplitude de movimento articular. Contudo, se faz necessário ter futuras intervenções de forma mais rigorosa para avaliar os efeitos crônicos da liberação miofascial e exercício físico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49898
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Romildo Jerônimo da Silva Filho.pdf402,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons